sábado, 19 de janeiro de 2013

EM CANTO E POESIA - SAIU PRIMEIRO CD!

Foto de Junior Teles


“Trago o  poema e o canto
de uma herança carregados
Lições de antepassados
que as levo pra todo canto
Voz que traduz o encanto
De quando a imagem se cria
 Passo a ver o que não via
Reinvento essa memória
 Trago a força dessa historia
Em canto e poesia”
Greg e Antonio Marinho

Hoje desejei ser poeta para saudar em versos a chegada do primeiro CD do grupo Em Canto e Poesia! Um presente maravilhoso para quem gosta de boa música, de história e de rimas!

Desde o lançamento, em São José do Egito, no dia 06 de janeiro (não poderia haver data e lugar mais adequados, aniversário de Louro do Pajeú e na terra onde esta história começou) não ouço outra coisa! Esperei demais por este CD e ele  superou minhas expectativas, chegando como uma verdadeira obra de arte!

O grupo Em Canto e Poesia é formado pelos irmãos Greg, Antonio, Miguel Marinho e Junior Telles.


Em Canto e Poesia 

Greg Marinho nos doa com maestria o som de violões de 7 ou 12 cordas, a  doçura da flauta transversa, o choro de um cavaquinho,  o som de um contrabaixo e de um celo.  Como se não bastasse, nos presenteia com sua emoção ao cantar e recitar com o sangue e a alma do Pajeú! Rouba a cena nos fazendo pensar como é possível extrair tudo isso de instrumentos...

Greg Marinho

Antonio Marinho, para seu público, se põe pelo avesso, pois, só o direito não é suficiente para dar vida a tanta poesia, ele canta, dança, recita toma forma de gigante e leva pra si os olhos e ouvidos que estavam maravilhados com o dedilhar de Greg.
Antonio Marinho


É quando olhos e ouvidos são imantados por Miguel Marinho, que até “ontontem”  era o caçulinha que brincava com o pandeiro. Ele continua fazendo do pandeiro brinquedo, mas achou pouco, agora tira som do corpo também! Ainda achou pouco e soltou a voz, canta e recita deliciosamente! Mas, para mim, o que há de melhor é ver o pandeiro na mão de Miguel! É de ver mesmo que estou falando, adoro ver os movimentos que ele faz com o pandeiro, alinhava, costura e borda! Adoro sentir a retribuição do instrumento! Pois é, para o pandeiro nas mãos de Miguel ouvir é pouco, a gente sente!

Miguel Marinho

No meio de tudo isso Junior Teles parece uma orquestra percussiva, trazendo os sons da natureza para a música, os sons do sertão: da chuva, sempre esperada, na grota; do canto do sabiá; do Rio Pajeú!  Junior Teles, entremeando e marcando o ritmo para a música cheia de vida do Em Canto e Poesia!

Junior Teles

Foi isso aí que eles colocaram no CD, a história poética do Pajeú disposta em trechos de cantoria e poesias dos “Faraós “ e Rainhas Egipcienses. As músicas foram pinçadas num rol de compositores maravilhosos, Zeto, Bia Marinho, Sales Rocha,  Lamartine Passos...

A Lamartine Passos  faço milhões de reverências, ô cabra arretado de bom! Lamartine Passos e Em Canto e Poesia é o casamento perfeito, arroz de festa com galinha de capoeira! Que bom que ele existe! Desejo-lhe muitos anos de vida melódica e poética! E “se um dia a poesia me sumir da veia” já sei que rumo tomar para resgatá-la! São José do Egito, Lamartine Passos, ambos  presentes,  inteiros no CD do Em Canto e Poesia!





Lamartine Passos

Destaque para a música “Canto Cancão” com a participação especial de Bia Marinho, que linda música, que linda voz! O poema “Coração de Poeta” da autoria de Nõe de Job, lindo demais! A música “Filha, Mãe da Poesia” me levou as lágrimas!
Bia Marinho

Em Canto e Poesia é isso, muita emoção! Não me canso de ouvi-los, de vê-los. Sempre me encanto, emociono, surpreendo e me encho de felicidade de poder apreciar tanto talento! Cada um com sua particularidade que funcionam maravilhosamente juntos, mas que poderiam prender qualquer platéia isoladamente. São vários shows em um só! Parabéns, meninos! E obrigada por nos fazer tanto bem!

Platéia feliz! 

Poetas, cantadores e compositores que fazem parte do CD: Anchieta Dali, Antonio Marinho, Antonio Pereira , Bia Marinho, Biu de Crisanto, Didi Patriota, Dimas Bibiu, Domingos Accioly, Graça Nascimento, Greg Marinho, Job Patriota, Jucélio Vilela, Lamartine Passos, Lourival Batista (Louro do Pajeú), Luis Homero, Manoel Bandeira, Manoel Chudu, Miguel Marcondes,  Nõe de Job, Otacílio Batista, Pinto do Monteiro, Rafaelzinha, Sales Rocha, Tales Ribeiro, Zé Filó, Zeto.
Nõe de Job


Em Canto e Poesia SUPER-RECOMENDO!

Para ouvir visite: http://www.myspace.com/emcantoepoesia

Fotos de Erlah Moura





Postar um comentário